Início | Noticias | Os cuidados iniciais com o recém-nascido

Os cuidados iniciais com o recém-nascido

Os cuidados iniciais com o recém-nascido

A chegada de um bebê em casa transforma a vida de qualquer família. E ao sair da maternidade com um bebê tão frágil e pequeno no colo é comum surgirem dúvidas e inseguranças. E por isso, nós preparamos dicas importantes que irão ajudar você a cuidar do seu bebê durante as primeiras semanas de vida. Confira.

Aleitamento materno

Todo bebê deve ser amamentado exclusivamente de leite materno até os primeiros seis meses de vida. O aleitamento materno assegura a nutrição adequada para o bebê e protege-o de várias doenças. Esse alimento é de fácil digestão, colabora para o desenvolvimento da inteligência e o prepara para falar com maior facilidade. É importante saber que toda mãe tem leite, independente do tamanho dos seios, basta ter paciência e insistir na amamentação. Não existe leite fraco, deixe o bebê mamar à vontade, pois a quantidade de leite aumenta quanto mais o bebê mama. Não há necessidade de horários rígidos para amamentar, porém o intervalo entre as mamadas não devem ultrapassar quatro horas. Caso a mãe precise se ausentar por algumas horas ou dias, ela pode retirar o leite e guardá-lo no congelador por cinco dias ou no freezer por 15 dias.

Coto umbilical

A cada troca de fralda faça a higiene usando somente álcool 70% e uma haste de algodão flexível na base do coto umbilical. Este procedimento não dói no bebê e evita infecções. Procure o pediatra caso a área ao redor do umbigo estiver ficando quente e avermelhada.

Prevenção de infecções

É importante sempre lavar bem as mãos quando for pegar ou tocar o recém-nascido, pois eles ainda não possuem todos os anticorpos desenvolvidos. Não é recomendável que o bebê freqüente lugares com aglomeração de pessoas, como festas infantis, supermercados e shoppings, antes de completar um mês de vida.

Vacinas

Assim que o bebê receber alta, ele precisa ser levado à unidade básica de saúde para iniciar o calendário de vacinação.

Acompanhamento pediátrico

Recomenda-se que a criança comece o acompanhamento pediátrico 10 dias após a alta médica.

O banho

Antes de retirar a roupa do bebê, arrume todo o ambiente. Coloque tudo o que vai utilizar por perto e elimine qualquer corrente de ar. É importante deixar a água em temperatura agradável, que pode ser testada com o cotovelo. Utilize sabonete neutro e evite colônias, óleos e talcos, pois eles podem causar alergia ou irritar a pele do bebê.

Troca de fraldas

O bumbum do bebê é muito delicado e precisa de cuidado especial. Ao trocá-lo, é recomendável o uso de um algodão molhado em água morna. O bebê não deve permanecer muito tempo com a fralda suja para não causar irritações na pele. Sempre limpe em sentido único, de cima para baixo, para evitar a contaminação.