Início | Noticias | Noticias | Cemeru promove treinamento para parada cardiorrespiratória

Cemeru promove treinamento para parada cardiorrespiratória

Como salvar uma vítima de Parada Cardiorrespiratória

Você está na rotina do trabalho. De repente, o coração de um de seus colegas para de funcionar e ele não consegue respirar. Já pensou se ninguém ao seu redor sabe o que fazer? É por isso que o Grupo Cemeru busca capacitar seus colaboradores para situações adversas como esta. Nesta quarta-feira, 6 de junho, foi realizado no Auditório do Hospital Geral Cemeru de Santa Cruz uma aula de parada cardiorrespiratória e suporte básico de vida para enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e demais funcionários do hospital.

Em situações de parada cardiorrespiratória, é necessário realizar uma massagem cardíaca para fazer com que o coração volte a bater. A parada cardiorrespiratória pode ser gerada por diversas causas, mas, na maior parte das vezes, ela ocorre devido a problemas cardíacos. Ela pode acontecer quando a pessoa está aparentemente saudável ou quando já se encontra no hospital, mesmo já estando em tratamento.

Primeiros socorros

O que se deve fazer na parada cardiorrespiratória é chamar imediatamente uma ambulância, ligando para o número 192, e iniciar a massagem cardíaca, para que o indivíduo tenha melhores chances de sobreviver. Para fazer a massagem cardíaca e a respiração boca a boca é preciso deitar a vítima no chão, de barriga para cima, desapertar as roupas para facilitar a respiração.

Também é necessário Inclinar um pouquinho a cabeça da vítima para trás para que o ar passe pela garganta mais facilmente, soprar o ar que expira dentro da boca da pessoa e pressionar o peito da vítima, perto do coração, por cinco vezes. Para fazer a pressão correta sobre o coração deve-se manter os braços esticados enquanto faz o movimento.

Sintomas

Os principais sintomas da parada cardiorrespiratória são dor forte no peito, falta de ar, suor frio, sensação de palpitação, tonturas e desmaio e visão turva ou embaçada. Além destes sintomas, surgem sinais como a ausência de pulso e falta de movimentos respiratórios, o que indica claramente que o coração parou de bater e que a pessoa deixou de respirar.

Principais causas

Algumas causas da parada cardiorrespiratória incluem sangramentos e hemorragias, acidentes, infecções generalizadas, problemas neurológicos, como aneurisma cerebral ou AVC, doenças cardíacas como arritmia ou insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio entre outros.