Início | Noticias | Noticias | Cemeru incentiva práticas sustentáveis

Cemeru incentiva práticas sustentáveis

Óleo de cozinha é coletado nos hospitais de Itaguaí e Santa Cruz

Em pleno século XXI, com inúmeras formas de zelar pela preservação da natureza, ainda há muitas pessoas despreocupadas com a questão ambiental e o futuro do planeta. Por isso é que o Grupo Cemeru adotou diversas medidas que podem diminuir a produção de lixo e que incentive práticas recicláveis, uma delas, é a criação de recipientes no hospital de Itaguaí e no de Santa Cruz para a coleta de óleo de cozinha. 

O óleo de cozinha, quando é despejado no encanamento, gera entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua retirada. Caso não exista um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando as águas fluviais e prejudicando a vida de muitas espécies que vivem nesses habitats.

Quando é descartado diretamente na natureza, um litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água. Se ele tocar o solo, o líquido pode impermeabilizá-lo o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Reaproveitamento 
Desde o início da instalação dos recipientes, já foram realizadas duas coletas no Hospital Geral Cemeru de Itaguaí o que reafirma a vontade de algumas pessoas de contribuir com o descarte correto para o bem do planeta. Em Santa Cruz, o recipiente já está quase completo e daqui a algumas semanas, todo óleo poderá ser destinado às cooperativas onde é matéria prima para a produção de sabão, resina para tintas, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

Nos hospitais, centros médicos e na operadora de planos de saúde, outras práticas sustentáveis também são adotadas como a campanha “Adote sua caneca” que visa reduzir o consumo de copos descartáveis ou mesmo as de economia de papéis diversos. Deste modo, com simples ações e pequenas mudanças de hábito, o Grupo Cemeru visa contribuir com  a preservação do planeta para as gerações futuras.