Início | Noticias | Noticias | 5 exercícios para idosos fazerem em casa

5 exercícios para idosos fazerem em casa

Nunca é tarde para começar uma atividade física e conquistar os diversos benefícios que ela proporciona. Pode parecer um contrassenso, mas se existe alguém que precisa praticar exercício físico regularmente, são os idosos. Porquê? É simples: ajuda-os a se manterem saudáveis, com energia, confiança e boa disposição.

A prática de exercícios físicos regulares é boa em qualquer idade. Idosos e jovens devem acumular 150 minutos de atividade moderada por semana. Isso pode incluir caminhada, natação, ciclismo, Pilates. Algum treino de resistência, flexibilidade e equilíbrio. Os 150 minutos de atividade física é a quantidade ideal para idosos. Mesmo que isso pareça muito, a boa notícia é que você pode dividir todo esse tempo em sessões de exercícios de 10 ou 15 minutos duas ou mais vezes por dia.

Listamos abaixo cerca de 5 exercícios físicos para uma rotina saudável para idosos.

1.Dança
A dança é uma atividade física que pode ter várias intensidades de acordo com cada um. Além de trabalhar o corpo e a coordenação, é altamente indicada para uma socialização com outras pessoas.

2.Natação
Atividade segura e com baixo risco de lesão. Trabalha a coordenação e, principalmente, o ritmo de respiração. Se o idoso já tiver praticado, melhor ainda. Os nados crawl, peito e costas são indicados e mexem a musculatura de uma forma global.

3. Corrida
Por que não correr? Quase todo mundo pode correr se seguir um plano bem orientado e que respeite e acompanhe as evoluções. Não existe idade para começar a correr, encare isso como uma oportunidade.

4. Hidroginástica
Um trabalho de força e equilíbrio que pode trazer excelentes adaptações musculares. Como é praticada com mais da metade do corpo na água, é uma ótima opção para quem tem problema com equilíbrio, pois uma eventual queda tem consequências brandas.

5. Musculação
Atividade coringa, pois é ajustável para trabalhos específicos em qualquer parte do corpo. Como pesos e halteres são graduados, é possível fazer uma progressão suave. No início, os aparelhos podem ser mais eficientes. Com a prática, sugere-se fazer exercícios com peso livre.