Início | Noticias | Gripe e resfriado: conheça as diferenças

Gripe e resfriado: conheça as diferenças

Um belo dia você acorda com muita coriza, tosse e dores no corpo. E então, você se pergunta se é gripe ou resfriado. Quem nunca confundiu os dois, ainda mais nesta época do ano.  A diferença entre uma ou outra vai depender da intensidade dos sintomas e o local das vias respiratórias afetadas. Geralmente, na gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração.

No resfriado, a região mais afetada é a superior do pulmão, enquanto que na gripe, todo o pulmão pode ser abalado. Já a gripe ocorre, principalmente, durante o inverno e o contágio é muito fácil. Basta ter alguém gripado numa sala para que, em pouco tempo, todos sejam contaminados com a doença.

Como tratar a gripe

O tratamento da gripe pode ser feito com medicamentos receitados pelo médico que pode incluir Paracetamol para baixar a febre, além de outros remédios no combate direto da gripe como Cegripe e Multigripe, por exemplo, porque eles têm ingredientes que favorecem a eliminação do vírus. Também é recomendado repousar e beber muitos líquidos, como água, sucos, chás ou sopas.

Como tratar o resfriado

Para tratar o resfriado pode ser necessária a ingestão de remédios para descongestionar as vias respiratórias, como um antialérgico, como a Desloratadina, por exemplo. Ingerir vitamina C pode ajudar também a fortalecer o sistema imune e combater os sintomas mais rapidamente. Por isso, recomendam-se bebidas naturais como sucos de laranja, abacaxi, acerola e comer morangos.

Remédio caseiro

Ótimos remédios caseiros para gripe e resfriado são o chá de limão com mel e o suco de laranja com própolis, pois eles são ricos em vitamina C e antioxidantes que auxiliam na recuperação do organismo.