Início | Noticias | Dicas Saudaveis | O papel da Medicina ocupacional na redução do absenteísmo

O papel da Medicina ocupacional na redução do absenteísmo

Faltas e atrasos podem ser minimizados com acompanhamento detalhado da vida do colaborador

A produtividade e a eficácia de uma empresa dependem diretamente do bom desempenho do funcionário, mas nem sempre é fácil identificar e controlar o absenteísmo nas empresas. Por isso é que muitos gestores estão apostando em estratégias motivacionais como a adesão de um bom Plano de Saúde. E a Cemeru possui um programa de Medicina Ocupacional, na Clínica de Areia Branca (Santa Cruz) ideal para pequenas, médias e grandes empresas com diversas vantagens para o cliente.

Compondo nosso programa de Medicina Ocupacional estão os exames admissionais, os periódicos, os de mudança de função, o demissional e o de retorno do trabalho. Dentro destas categorias estão os mais variados tipos de procedimentos de alta complexidades como exames laboratoriais, de acuidade visual, eletrocardiograma, eletroencefalograma , espirometria, teste ergométrico, avaliação psicológica, avaliação oftalmológica, teste de equilíbrio e exames de raio-x.

Entenda nossa cartilha

O exame admissional é a porta de entrada para uma nova empresa e o candidato deverá passar por ele antes da contratação. Daí, o colaborador recebe o atestado de aptidão para atuar em determinada função da empresa.

Periódico

Já o periódico é quando o colaborador já trabalha na empresa há um tempo e necessidade do exame para averiguar se continua apto aquele cargo ou se está desenvolvendo alguma doença por conta do trabalho.

Mudança de função

Se o colaborador for remanejado para uma ocupação que tenha risco diferente da anterior, ele deverá passar pelo procedimento de mudança de função com o propósito de receber o atestado de aptidão para a nova ocupação.

Demissional

Ao desligar-se da empresa, o colaborador deve realizar o exame demissional para assegurar que sua ocupação não deixou nenhuma doença.

Retorno ao trabalho

Caso o colaborador se afaste de suas atividades por mais de 15 dias, ele deverá passar por esse exame a fim de receber o atestado de aptidão a fim de retornar à sua ocupação.