Início | Noticias | Dicas Saudaveis | Começa segunda fase da vacinação contra gripe

Começa segunda fase da vacinação contra gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe inicia uma nova fase nesta segunda-feira (22/4). A primeira etapa, com início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas e, a partir de hoje, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo.

Também podem receber a vacina trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais. No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

Até o fim de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados: 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.