Início | Noticias | Dia Mundial da Saúde Ocular

Dia Mundial da Saúde Ocular

Dia Mundial da Saúde Ocular

Você sabia que 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados? Pois é, o diagnóstico tardio, a falta de tratamento e até o estilo de vida são considerados as principais causas da cegueira no mundo. A maioria das pessoas pensa que só precisa ir ao oftalmologista quando está com problemas para enxergar, afinal, esta é a principal função dos olhos. Mas este comportamento não é o que os médicos recomendam. 

Segundo os especialistas, as consultas ao oftalmologista devem ocorrer anualmente. No caso das pessoas que usam óculos ou que sofrem de doenças como diabetes e hipertensão, o indicado é que as consultas sejam mais frequentes. Listamos algumas atitudes que você deve ter para preservar a sua saúde ocular. Confira.

Nunca coce os seus olhos
O ato aparentemente simples de coçar os olhos é prejudicial para os seus olhos. Além de poder machucar, também pode causar deformidades nas córneas – a lente transparente na frente do olho. As pessoas que têm predisposição para o ceratocone devem tomar mais cuidado ainda. Essa doença deixa a curvatura da córnea bicuda e fina e ao coçar os olhos o problema piorar ou ser desencadeado.

Não compartilhe maquiagem
Existem itens pessoais que não compartilhamos, pois podem transmitir doenças. As maquiagens são uma delas. Dividir pincéis, esponjas, rímeis e outras maquiagens usadas nos olhos podem transmitir desde conjuntivites até herpes ocular.

Descanse s seus olhos
Para quem trabalha com atividades de leitura ou computador, o ideal é realizar pequenos intervalos de descanso que ajudam a relaxar o músculo do olho e evitam o olho seco. A cada 30 minutos, faça uma pausa de 20 segundos e olhe para uma distância mínima de seis metros, ou seja, procure olhar para o horizonte ou o mais longe possível.

Se a sua profissão exige óculos de proteção, nunca deixe de usar!
Muitas profissões exigem o uso de óculos de proteção. E isso é fundamental para evitar acidentes sérios com os seus olhos. Uma lixadeira, por exemplo, pode projetar objetos metálicos pequenos que, se atingirem o olho, pode causar uma perfuração ocular. Produtos químicos também podem causar lesões graves.  Por isso, se a sua profissão exigir, nunca deixe de usar óculos de proteção.

 Faça a higienização adequada das suas lentes de contato
Uma lente suja em contato com o seu olho pode causar infecções sérias. Por isso, as lentes de contato devem sempre ser limpas antes e após o uso, mas apenas com os produtos de higiene específicos e com as mãos bem lavadas. Os estojos devem ser trocados a cada três meses. Produtos como soro fisiológico ou água podem estar contaminados e acabam infectando as lentes de contato. Isso pode virar desde uma alergia até uma infecção ocular grave. Cuide sempre e caso sinta desconforto, vermelhidão nos olhos, secreção, lacrimejamento e coceiras, procure o seu oftalmologista.