Início | Noticias | Como identificar sinais de insuficiência renal?

Como identificar sinais de insuficiência renal?

Como identificar sinais de insuficiência renal?

Os rins são órgãos essenciais à vida, sendo responsáveis por diversas funções, entre elas, filtragem do sangue, controle da pressão arterial, da quantidade de água do corpo, estimulo à produção de glóbulos vermelhos, produção de vitamina D, etc.

Muitas doenças dos rins apresentam pouco ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Boa parte dos pacientes só descobre ser portador de doença renal em estágios avançados, quando já não há muito o que fazer para salvar a função dos rins.

A melhor maneira de se identificar precocemente as doenças renais é através de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea nos permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins, enquanto que o exame simples de urina, chamado de Urina 1 ou EAS, pode identificar a presença de sangue, proteínas, glicose ou outras substâncias que apontam para uma possível doença renal.

O grande problema é que, apesar de serem exames baratos e amplamente disponíveis para a população, o desconhecimento dos sintomas que indicam doenças renais faz com que boa parte das pessoas não procurem atendimento médico para avaliação dos seus rins. Portanto, frequentemente, as doenças renais não provocam sintomas relevantes, e quando o fazem, os pacientes não sabem reconhecê-los.

Nós listamos abaixo alguns sinais comuns das doenças dos rins. Se você reconhecer qualquer um desses sintomas, procure um médico para fazer uma avaliação dos seus rins.

 

- Alteração na cor da urina (a urina adquire uma coloração escura, quase sanguinolenta);

- Dor ou queimação ao urinar;

- Mudança no hábito de urinar (passa a urinar com mais frequência e, principalmente, à noite);

- Urina com muita espuma;

- Inchaço nas pernas e ao redor dos olhos;

- Dor lombar;

- Pressão arterial elevada;

- Anemia ou palidez fora do habitual;

- Fraqueza e desânimo constantes;

- Sensação de náusea e vômito pela manhã.

Referências:

https://sbn.org.br/publico/doencas-comuns/sinais-de-doenca-renal Acessado em 18/07/2017

https://www.portaldadialise.com/articles/aprenda-a-identificar-os-sinais-silenciosos-da-doenca-renal Acessado em 18/07/2017